Caio de Menezes, JB Online
RIO - Um dos organizadores da Conferência Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente, que começa nesta terça-feira no Rio, Carlos Nicodemos, criticou nesta segunda as operações de choque de ordem, que, na última semana, recolheram das ruas de Copacabana (Zona Sul) 124 pessoas, 44 delas menores de idade.
– O que devemos ter é uma política de acolhimento e não de recolhimento. Não se trata de limpar as calçadas para que as pessoas possam passar, a questão não é de logística. A maneira como é feita não é eficaz, percebemos que as crianças sempre voltam – disse Nicodemos, presidente do Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente.
Em sua sétima edição, o evento vai até sexta-feira. O objetivo é discutir políticas públicas de proteção aos jovens e criar um plano de metas a serem cumpridas pelos próximos governos estaduais e federais.
– Devemos estabelecer programas de empregabilidade e nos certificar de que os menores estão em tempo integral nas escolas. É fundamental, também, dar assistência às famílias dessas pessoas.
Para Nicodemos, “falta ao município priorizar a criança e o adolescente na previsão dos gastos públicos”. De acordo com ele, a diferença entre os bairros também não é observada.
– Não adianta ter uma mesma política para todas as partes da cidade. As peculiaridades de Madureira (Zona Norte) e Santa Cruz (Zona Oeste) são diferentes das da Zona Sul.
A conferência reunirá diversas autoridades e especialistas no assunto. Além de Luis Pedernera e Manuel Manrique integrantes do Comitê de Defesa dos Direitos da Criança do Uruguai e do Peru, respectivamente, estarão presentes o governador Sérgio Cabral e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef.
– O fortalecimento dos conselhos tutelares e uma política que vai garantir os direitos da criança e do adolescente, tratada em um plano decenal, serão parte dos resultados que o encontro deve produzir – previu Nicodemos.
A Conferência, que reunirá representantes dos 92 municípios fluminenses, reunirá temas que começaram a ser tratados em junho deste ano, em fóruns e outros encontros. E, nestas etapas anteriores, foram apontadas, segundo Nicodemos, os problemas mais recorrentes, em relação as crianças e adolescentes do Rio de Janeiro.
– A drogadição e a exploração sexual são os maiores vilões. Falta também estabelecer, universalizar, a aplicação de medidas sócioeducativas nos menores de idade que cometem atos de infração.
Os debates serão realizados no auditório do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) e em tenda cultural, aberta ao público, no Largo da Carioca. Haverá também eventos nos teatros Carlos Gomes, Nelson Rodrigues e João Caetano, todos no Centro, onde serão realizadas a abertura e o encerramento.
Outro lado
Em nota, a Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop), responsável pelas operações de choque de ordem, informou que “todas as operações de acolhimento de população de rua são acompanhadas por assistentes sociais que realizam um trabalho de convencimento e, quem aceita – já que ninguém é abrigado a acompanhar os agentes – é acolhido”.
No mesmo comunicado, a Seop disse que a ficha de todos é levantada e os menores acusados de delitos são levados para a Delegacia de Proteção a Criança e Adolescente (DPCA). Os demais são conduzidos ou para a Central Taiguara (na Zona Sul) ou para a Casa da Carioca (Centro), ambas com sistema socio-educativo. “Os menores que não são do município do Rio são conduzidos por agentes da FIA (Fundação para a Infância e Adolescência)”.
21:30 - 05/10/2009
fonte: JB online
GRITO DEMOCRÁTICO
Um blog onde se possa mostrar como estão trabalhando os nossos representantes,para que nas próximas eleições se saiba que antes de dar nosso voto é preciso conhecer aquele que vai ser realmente merecedor de nossa confiança,chega de trocas, o povo não quer dentaduras, bicas,presentes,mas uma politica séria,que nos traga retorno a longo prazo e não barganhas eleitoreiras.
Chega sofrer, de corrupção,falta de emprego,saúde,educação,segurança,o povo tem o poder na mão,chega de DEMOCRACIA entre aspas.VAMOS FAZER VALER NOSSOS DIREITOS, POIS UNIDOS EM UMA SÓ VOZ JAMAIS SEREMOS DERROTADOS.
VOTE COM CONCIÊNCIA,NOSSO FUTURO DEPENDE DE QUEM VAMOS ELEGER.
POLITICOS...O POVO QUER MUDANÇAS...2012 É JÁ.
e-mail: gdgritodemocratico89@gmail.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário