Faltam remédios e profissionais e agendamento de consultas é difícil
Clarissa Mello
Rio - A menos de um mês para o Dia Mundial de Combate à Aids, pacientes do Rio sofrem com a falta de medicamentos na cidade. Na semana passada, pacientes que estiveram no Posto de Saúde João Barros Barreto, em Copacabana, saíram de lá em desespero, sem conseguir o antirretroviral Danuravir, conforme antecipou o ‘Informe do Dia’. Segundo os médicos, a falta de um dos medicamentos pode inviabilizar o tratamento. Não é o único problema: pacientes também têm dificuldade para agendar consultas devido à falta de médicos.
Para o representante da Comissão Estadual de DST/Aids, Cazu Barros, a falha na distribuição é só a ponta do iceberg. “Além do Darunavir, os soropositivos têm problemas para obter o Aciclovir. É difícil conseguir os medicamentos para doenças oportunistas, como tuberculose e pneumonia. Todo mês, 130 pessoas morrem de Aids no Estado, muitos por atendimento precário e falta de remédios”, denuncia Cazu.
O presidente da Rede Nacional de Soropositivos da Regional Rio de Janeiro, Willian Amaral, aponta outros problemas. Segundo ele, marcar consultas é um desafio. Cada exame médico demora de três meses a um ano para ser agendado. Ele também destaca a falta de medicamentos do coquetel anti-Aids. Porém, o que mais preocupa Amaral é a falta de infectologistas. Ele afirma que são apenas 26 profissionais para atender aos pacientes no município, quando deveria existir 56. “Temos carência de 30 médicos. Por causa disso, o soropositivo leva de três meses a um ano para receber atendimento. Ele marca a consulta e quando chega, não há profissional para examiná-lo. Então tem que remarcar. É uma bola de neve”, assinala Amaral.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde admite que houve um “desabastecimento pontual” do Darunavir em algumas unidades. Diz que o abastecimento está sendo normalizado, mas não explica quando. Também não comenta a falta de profissionais. Já a Secretaria Estadual de Saúde, responsável por repassar o Aciclovir aos municípios, diz desconhecer a falta do medicamento.
fonte: O DIA online
GRITO DEMOCRÁTICO
Um blog onde se possa mostrar como estão trabalhando os nossos representantes,para que nas próximas eleições se saiba que antes de dar nosso voto é preciso conhecer aquele que vai ser realmente merecedor de nossa confiança,chega de trocas, o povo não quer dentaduras, bicas,presentes,mas uma politica séria,que nos traga retorno a longo prazo e não barganhas eleitoreiras.
Chega sofrer, de corrupção,falta de emprego,saúde,educação,segurança,o povo tem o poder na mão,chega de DEMOCRACIA entre aspas.VAMOS FAZER VALER NOSSOS DIREITOS, POIS UNIDOS EM UMA SÓ VOZ JAMAIS SEREMOS DERROTADOS.
VOTE COM CONCIÊNCIA,NOSSO FUTURO DEPENDE DE QUEM VAMOS ELEGER.
POLITICOS...O POVO QUER MUDANÇAS...2012 É JÁ.
e-mail: gdgritodemocratico89@gmail.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário