Com menos de um ano de governo, prefeito Eduardo Paes substitui Marcio Pacheco, que disputará vaga no Senado, na Secretaria de Pessoas Deficientes. Mais cinco do primeiro escalão municipal vão deixar postos para se candidatar
POR THIAGO PRADO, RIO DE JANEIRO
Rio - Começou ontem a dança das cadeiras nas secretarias do prefeito Eduardo Paes, que poderá alterar cerca de 30% da equipe municipal até o ano que vem. O secretário Marcio Pacheco (PSC) entregou o cargo da pasta responsável pela Pessoa com Deficiência, para concorrer ao Senado Federal nas próximas eleições. Outros cinco integrantes do primeiro escalão no município também irão abandonar os postos antes do prazo determinado pela Justiça Eleitoral, em abril de 2010.
.
O prefeito garante que não haverá dificuldade para nomear novos quadros para ocupar as secretarias. “Temos bons nomes para substituí-los. Não haverá problemas”, afirmou Paes. Pacheco — que tem mandato como vereador — participará de votações na Câmara sobre temas importantes, como o Plano Diretor do Rio. Com o retorno do parlamentar, o vereador Eduardo Moura (PSC) volta a ser suplente no Legislativo Municipal. Por enquanto, foi nomeada interinamente, para o lugar de Pacheco, a técnica Isabel Gimenez.
O secretário de Habitação, Jorge Bittar (PT), por exemplo, já tem um substituto cogitado pelo prefeito. O petista vai tentar se reeleger deputado federal. “Temos o subsecretário Pierre Alex Domiciano Batista, que vem da Caixa Econômica. Um nome muito qualificado”, afirmou. Resta saber se o PT abrirá mão da pasta responsável por tocar com o governo federal o programa ‘Minha Casa, Minha Vida’.
Uma dificuldade de Paes deverá ser substituir o ocupante da secretaria de maior visibilidade até o momento no governo. Responsável pelas operações Choque de Ordem na cidade, Rodrigo Bethlem (PMDB) vai tentar se eleger para a Câmara dos Deputados. Em janeiro deste ano, ele chegou a assumir seu posto na Casa como suplente do atual secretário estadual de Habitação, Leonardo Picciani (PMDB).
Um dos secretários com maior influência na prefeitura — o chefe da Casa Civil, Pedro Paulo Carvalho Teixeira (PMDB) — também irá tentar uma vaga em Brasília. Em 2006, ele se elegeu deputado estadual pelo PSDB, mas mudou de partido para ser nomeado na gestão de Paes.
Ainda estão cotados para lançar candidaturas em 2010 os secretários de Assistência Social, Fernando William (PSB), e de Cultura, Jandira Feghali (PCdoB). Jandira tentou se eleger senadora em 2006, mas perdeu a disputa para Francisco Dornelles (PP). Já William vai tentar se eleger para a Câmara dos Deputados. Em 2006, ele apenas conseguiu vaga como segundo suplente de Picciani.
Equipe de Cabral também passará por mudanças
No governo estadual, Sérgio Cabral terá dor de cabeça semelhante. Pelo menos quatro secretários têm fortes chances de largar a pasta para tentar cadeira no Senado, Câmara ou Assembleia Legislativa.
Leonardo Picciani já confirmou que vai tentar a reeleição para deputado federal. Em 2006, ele conseguiu o segundo mandato com 173.211 votos.
O secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso (PSB), buscará vaga em Brasília enquanto o de Agricultura, Christino Áureo (PMN) quer cadeira na Alerj.
A secretária de Assistência Social, Benedita da Silva (PT), depende da decisão do partido para definir seu destino. Se o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, for candidato a governador, ela aparece como a principal alternativa do PT para o Senado. Caso o petista escolha Brasília, Benedita poderia tentar se candidatar a deputada federal ou permanecer no governo.
fonte: O DIA online
GRITO DEMOCRÁTICO
Um blog onde se possa mostrar como estão trabalhando os nossos representantes,para que nas próximas eleições se saiba que antes de dar nosso voto é preciso conhecer aquele que vai ser realmente merecedor de nossa confiança,chega de trocas, o povo não quer dentaduras, bicas,presentes,mas uma politica séria,que nos traga retorno a longo prazo e não barganhas eleitoreiras.
Chega sofrer, de corrupção,falta de emprego,saúde,educação,segurança,o povo tem o poder na mão,chega de DEMOCRACIA entre aspas.VAMOS FAZER VALER NOSSOS DIREITOS, POIS UNIDOS EM UMA SÓ VOZ JAMAIS SEREMOS DERROTADOS.
VOTE COM CONCIÊNCIA,NOSSO FUTURO DEPENDE DE QUEM VAMOS ELEGER.
POLITICOS...O POVO QUER MUDANÇAS...2012 É JÁ.
e-mail: gdgritodemocratico89@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário